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6 melhores dicas de como garantir a segurança em eventos

A segurança em eventos deve ser tratada como prioridade por qualquer empresa organizadora, isso ocorre pelo fato de que, na hipótese de incidentes, são colocados inúmeros elementos em risco, como o patrimônio da empresa, sua imagem perante o mercado e até mesmo a integridade dos convidados.

Com a intenção de evitar que esses danos ocorram ao seu negócio, elaboramos este artigo que traz 5 dicas que assegurarão a segurança e, consequentemente, evitarão os problemas listados em eventos de todos os tipos, portes e em qualquer localidade. Confira!

As 5 principais táticas utilizadas para assegurar segurança em eventos

1. Entenda a infraestrutura oferecida

Antes de definir o local que ocorrerá o evento, é preciso verificar o espaço. Além de constatar elementos como tamanho e localidade acessível, é preciso optar pelos lugares mais seguros, como as regras de uso do local, as regiões que apresentam menor índice de criminalidade etc.

Para cumprir esse objetivo, informe-se sobre a facilidade de acessibilidade, quantidade e localização das saídas de emergência, índices de criminalidade do bairro, integridade das instalações, entre outros detalhes relevantes.

2. Elabore um projeto de segurança

No pré-evento, é necessário estudar o projeto de segurança e colocá-lo em prática. O documento deve conter o conceito do projeto, uma análise do ambiente e os possíveis riscos do local. Esse planejamento é aplicado desde a montagem do local até a conclusão do evento.

Dessa forma, antes de realizar a festa, as placas, câmeras, grades de segurança e outros itens devem ser alocados corretamente, as rotas de ronda dos seguranças predefinida e, na conclusão, como será feita a documentação dos ocorridos.

3. Organize a logística de segurança

A logística engloba toda e qualquer movimentação de recursos antes, durante e após os eventos. É preciso que existe um planejamento onde todos os possíveis imprevistos estejam controlados. Para isso, fique atento aos seguintes pontos na organização da logística:

- pessoal: que tenha pessoal suficiente para cobrir toda a localidade, bem como que eles estejam devidamente treinados e capacitados para exercerem suas funções, agindo com velocidade e profissionalismo perante incidentes;

- equipamentos: câmeras, comunicadores, instrumentos de defesa, alarmes, extintores etc.

Todos os elementos ser alocados considerando imprevisibilidades, por exemplo, a segurança deve ser eficaz mesmo que um  membro da equipe não possa comparecer, bem como ter unidades extras de comunicadores disponíveis caso algum falhe.

4. Conheça a legislação

Há diversas normas legais que exigem documentos e impõem obrigatoriedades a serem usadas nos eventos particulares. A legislação altera conforme o estado e cidade de realização do evento, devendo o responsável estudar cada lei.

Alguns dos órgãos que emitem as normas estão a Polícia Militar, Departamento de Trânsito e o Corpo de Bombeiros, Polícia de Civil, Departamento de Trânsito e o Corpo de Bombeiros.

5. Estruture políticas de segurança

Cada evento tem suas próprias necessidades e particularidades, o perfil do público, a localidade, tipo de festa, horário de conclusão e outros fatores podem se alterar. Por isso é preciso estruturar uma política de segurança específica para cada comemoração.

Entre as precauções necessárias estão o controle de entrada e saída, revista do pessoal para evitar que entrem portando armas e objetos de risco, atitudes a serem tomadas em caso de tumultos ou brigas, formas de prestação de auxílio na evacuação em caso de emergências etc.

6. Opte pela terceirização da segurança

Nessa prática, contrata-se uma empresa especializada em fornecer todos os elementos necessários para assegurar a proteção em todos os aspectos. Essa é uma das estratégias mais eficazes para que a segurança seja plena consiste na terceirização do setor, pois são garantidos diversos benefícios como:

- pessoal capacitado, comprometido, treinado e que já teve experiência em diversos eventos diferentes;

- serviço se adapta às necessidades do contratante;

- são utilizados equipamentos de tecnologia de ponta;

- economia com contratações, processos seletivos, passivos trabalhistas (é pago somente o valor contratado com a empresa) etc.

São inúmeros detalhes que devem ser observados pelo organizador para que a segurança m eventos seja garantida com excelências. Mas com as dicas acima, será possível alcançar esse objetivo de forma segura, econômica e planejada.

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